Beirute, capital do Líbano, está em situação crítica desde a explosão ocorrida no porto da cidade na semana passada, que deixou centenas de mortos e milhares de feridos e desabrigados. Por isso, a Câmara de Comércio Brasil-Líbano está buscando auxílio financeiro para ajudar essas famílias. De acordo com o professor Paulo Jorge Sarkis, descendente de libaneses de primeira geração, o cenário é de guerra.
- Os dois principais hospitais de Beirute estão desativados ou funcionam parcialmente, o que dificulta no tratamento dos feridos, então qualquer ajuda é de muita importância. Há anos, existe forte ligação entre as nações brasileira e libanesa, em função da grande participação política e social dos libaneses no país - diz.
Ebserh reabre inscrições de processo seletivo emergencial para o combate à pandemia
COMUNIDADE AQUI
De acordo com Sarkis, o Brasil é a maior colônia de imigração do Líbano, podendo chegar ao total de 12 milhões de imigrantes. Só em São Paulo, existem mais libaneses do que em Beirute, que é capital do país.
- As grandes imigrações começaram na década de 1880, por incentivo do Imperador Dom Pedro II, depois de fazer uma viagem para o Líbano. Em Santa Maria, atualmente, são aproximadamente oitenta famílias libanesas - conta.
A explosão, que ocorreu no último dia 4 de agosto, no porto da cidade de Beirute, foi causada pela combustão de nitrato de amônio, que estava alocado em um armazém há seis anos. O incidente deixou ao menos 137 mortos, mais de 5 mil feridos e 300 mil desabrigados - o equivalente quase a toda a população de Santa Maria.
Para 2021, UFSM deve perder R$ 25 milhões
Para ajudar
- Como - através de depósito bancário de qualquer valor
- Banco - Bradesco
- Agência - 099
- Conta poupança - 302324-9
- CNPJ - 62.370.887/ 0001-67 (Câmara de Comércio Brasil-Líbano)
- Para identificar que a sua doação partiu do Rio Grande do Sul - acrescentar cinquenta e um centavos no valor do depósito (Ex: R$ 200,51)
- Para se identificar como doador (opcional) - enviar comprovante de depósito para o WhatsApp (51) 98122-5151